Posso usar transformador no ar-condicionado?

Posso usar transformador no ar-condicionado?

Não é muito fácil encontrar um aparelho refrigerador de ar 110v, e essa dificuldade acontece em todo o território nacional, mesmo existindo redes de duas voltagens. Por isso, muitas pessoas acabam considerando usar um transformador no ar-condicionado.

Para aparelhos pequenos, como secadores de cabelo, essa é uma solução muito comum. Porém, usar um transformador no ar-condicionado pode causar alguns problemas.

Nesse post, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto, inclusive o que fazer se você comprou um ar-condicionado 220v e mora em uma casa onde a rede é de 110v.

Ar-condicionado de 220v e residência de 110v:  como proceder?

Ligar um ar-condicionado de 110v em uma rede de 220v fará com que o equipamento queime, uma vez que o aparelho estará recebendo uma tensão elétrica maior do que foi projetado para suportar.

No caso de um aparelho 220v que é conectado à uma rede de 110v, esse risco é inexistente. Mas atenção: isso não significa que o aparelho possa ser utilizado dessa forma.

Ou seja, o ar-condicionado, assim como todo aparelho eletrônico, precisa ser ligado à uma rede elétrica correspondente.

Em alguns casos, a tensão recebida pode até ser suficiente para ligar a ventilação do ar-condicionado, no entanto, o aparelho funcionará com uma capacidade bastante reduzida e sem acionar seu compressor. Ou seja, o seu ambiente não será climatizado, já que seu aparelho funcionará apenas como um ventilador.

A melhor alternativa neste caso é solicitar junto à concessionária de energia da sua região a mudança da rede para bifásica ou trifásica.

Entenda as diferenças entre os tipos de rede:

  • Rede monofásica
    A rede monofásica possui dois fios, sendo uma fase e outro neutro. Ele pode ter a tensão de 127V ou 220V, conforme sua preferência ou concessionária.
  • Rede bifásica
    A rede bifásica é composta por três fios: duas fases e um neutro. A tensão varia de 127/220V ou 220/380V, de acordo com a necessidade e concessionária.
  • Rede trifásica
    Já a rede trifásica é composta por quatro fios: três fases e um neutro. A tensão varia entre 220/380V ou 380/480V, de acordo com a necessidade (geralmente em fábricas) e também com a concessionária.

Quando você solicitar a ligação ou alteração da energia elétrica, a distribuidora irá avaliar qual é a mais indicada para a sua casa/empresa de acordo com o número de eletrodomésticos, eletrônico, lâmpadas e outros equipamentos.

Tipos de transformador

Existem dois tipos de transformador. O primeiro deles é o transformador isolador. Nele existe a divisão entre os enrolamentos primário e secundário que também é conhecida como “isolação galvânica”.

Já o transformador do tipo autotransformador, é caracterizado por ter seu enrolamento primário como parte integrante do enrolamento secundário. Ou seja, não existe uma divisão entre os dois.Esse aparelho é comumente usado para alimentar equipamentos industriais ou domésticos.

Existe ar-condicionado de 110v?

Ainda existem alguns modelos de ar-condicionado 110v, mas eles estão cada vez mais raros.

Existem alguns motivos para isso acontecer. O principal deles é que é muito mais barato fabricar apenas uma voltagem. Isso acontece porque a demanda por aparelhos 110v no Brasil não é algo que compense a produção por parte das fabricantes, que optam por uma única voltagem para diminuição de custos.

Então, se a sua casa não possui tomadas de 220v, o ideal é tomar providências em relação a isso.

É preciso, também, levar em consideração outras variáveis da alimentação elétrica, como a wattagem, a amperagem e a frequência em Hertz.

Desta forma, mesmo optando pela compra de um ar-condicionado de 110v, você precisa saber se essas outras variáveis também estão sendo atendidas. Isso não é só uma medida para conservar o aparelho e diminuir o consumo de energia: ela também envolve sua segurança.

Posso utilizar um transformador no ar-condicionado?

Se o seu aparelho for de 220v e a sua rede de 110v, ele não sofrerá sobrecarga, já que a voltagem da rede é apenas a metade do que esse equipamento precisa para funcionar.

Porém fica o alerta: isso não é recomendável, já que dessa forma ele não vai funcionar corretamente.

A fim de solucionar essa situação, muitas pessoas optam por usar um transformador no ar-condicionado. E essa pode realmente ser uma das opções para esse problema,  porém sua prática envolve muitos riscos. Mas, independente da voltagem, a maioria dos fabricantes de aparelhos de refrigeração não recomendam a utilização permanente ou constante de um transformador no ar-condicionado.

Quais os riscos?

Usar um transformador no ar-condicionado pode fazer mais do que danificar o aparelho: a prática também diminui a segurança no ambiente. Confira  alguns riscos aos quais você estará exposto caso opte por essa solução:

  • Gastos não planejados para a manutenção do equipamento avariado;
  • Choques;
  • Acidentes graves causados por curtos-circuitos, como incêndios;
  • Danos permanentes ao seu aparelho.

Para evitar tais riscos, é preciso estar atento à vida útil do seu transformador, a fim de trocá-lo antes que ele falhe.

Além disso, é fundamental manter o aparelho em local seco e arejado e verificar o seu funcionamento constantemente. Se algo estiver errado, é aconselhável agendar uma manutenção com um profissional capacitado o mais rápido possível.

Alternativas mais seguras

Especialistas recomendam o uso de um transformador no ar-condicionado apenas em último caso. Para evitar o uso de um transformador, a maioria das pessoas procura adquirir equipamentos que sejam compatíveis com a voltagem da casa.

Então, o ideal é fazer a adaptação da sua rede elétrica. Isso garantirá que o ar-condicionado funcione de maneira adequada, além de evitar problemas semelhantes com outros equipamentos e eletrodomésticos no futuro.

Normalmente, esse serviço não é cobrado. Mas tenha em mente que essa mudança talvez aumente um pouco o valor total da sua conta de luz.Sempre bom lembrar: não tente mexer nas fiações por conta própria, pois isso pode causar danos materiais e à sua saúde.

Aposte no ar-condicionado com a voltagem correta

A utilização de um transformador no ar-condicionado não é recomendada, pois além de aumentar o consumo de energia, pode acabar danificando o seu aparelho e podendo anular a garantia de fábrica dependendo do aparelho.

Agora que você já entende os prós e contras de utilizar um transformador no ar-condicionado, com certeza sua casa estará mais segura!

Conosco, você pode contar com uma instalação profissional para evitar que a vida útil do seu aparelho diminua. Garanta que ele funcione da melhor maneira possível, proporcionando a você uma ótima sensação de conforto e bem-estar.

× Como podemos te ajudar?