Como saber quando o ar-condicionado precisa de manutenção?

Como saber quando o ar-condicionado precisa de manutenção?

Imagine que você precisou adquirir um ar condicionado como solução de climatização em um ambiente. O responsável pela instalação fez um bom serviço e tudo ficou conforme você esperava. Mas depois de alguns meses, os problemas começaram a aparecer: mau cheiro em todo o local, vazamentos de água, alteração no consumo de energia, ou até mesmo ineficiência no trabalho de resfriar o ambiente. Não se tratam de inconvenientes incomuns, mas sim indicativos de que é hora de se fazer a manutenção do ar condicionado. E no post de hoje falaremos um pouco mais a respeito deste aparelho pra que você mantenha os cuidados em dia e sua funcionalidade positiva. Confira!

Se antecipe aos problemas

Tenha em mente que, para que o ar condicionado funcione com a eficácia prometida, limpar os filtros ao menos uma vez por mês é necessário, assim como solicitar para um profissional que faça a manutenção do aparelho de forma preventiva a cada 12 meses. É importantíssimo lembrar que em locais onde há maior incidência de poluição, assim como em aparelhos instalados em cozinhas nas quais muitas frituras são preparadas, o prazo para a limpeza dos filtros é encurtado para 15 em 15 dias.

Quando a manutenção do ar condicionado é necessária?

  • Quando o aparelho passa a consumir energia elétrica de forma excessiva

O grande vilão nesse caso provavelmente é o compressor. Normalmente, é algum defeito nesta peça é que faz com que o ar condicionado consuma mais energia. O reparo, neste caso, requer um especialista.

  • Resfriamento insuficiente

Vazamentos de gás ou outros problemas com componentes internos podem estar causando este inconveniente. Estes problemas acabam fazendo com que o ar condicionado trabalhe mais, mas de forma ineficiente, o que acaba impactando no desconforto físico devido à não refrigeração do ambiente,  e no bolso do proprietário.

  • Mau cheiro no ambiente

Normalmente, isso é sinônimo de infestação por fungos e bactérias. Saiba que a falta de higiene e de manutenção não apenas danifica o aparelho, mas também traz sérios danos para a saúde dos ocupantes do local onde o ar condicionado está instalado.

  • Problemas respiratórios

Caso alguém que esteja frequentemente presente no ambiente onde está instalado o aparelho apresente, recorrentemente, sintomas alérgicos, como olhos vermelhos, espirros constantes, fluxo nasal, ou falta de ar, uma verificação no ar condicionado se torna necessária em função do que explicamos no item anterior, ou seja, agentes nocivos à saúde poderão estar contaminando o ar do local em função da falta de higiene com os filtros.

  • Vazamentos de água dentro do ambiente

Muitas pessoas acham comum que um aparelho de ar condicionado goteje às vezes. Não é. Isso acontece em função de um desnivelamento do componente interno, ou quando os filtros estão muito sujos.

Como você pode verificar, a manutenção do ar condicionado, além de uma questão que envolve o conforto do ocupante do ambiente, está vinculada também à saúde das pessoas que respiram no local e até mesmo à economia que ela pode proporcionar em função do consumo de energia elétrica.

Está precisando fazer uma manutenção no seu equipamento? Entre em contato com a gente Varginha (35) 3068-6766 e Pouso Alegre (35) 34218305, estamos prontos pra te atender!

× Como podemos te ajudar?