Como escolher um ar condicionado para quarto?

Como escolher um ar condicionado para quarto?

A temperatura do quarto durante a noite impacta diretamente a qualidade do seu sono e, consequentemente, a maneira como você se sente no dia seguinte. Por isso é importante entender como escolher um ar condicionado para o quarto corretamente, estando atento a diversos fatores.

Recomenda-se que o ambiente fique entre 16ºC e 21ºC para que o descanso seja pleno, por isso, especialmente no verão, é imprescindível ter um aparelho de refrigeração no cômodo em que você dorme. Assim, confira como saber qual o aparelho de ar condicionado é ideal para o seu quarto.

Aparelho silencioso

Não adianta ter um ambiente climatizado mas com ruídos incômodos, certo? Barulhos altos são capazes de arruinar o sono de algumas pessoas.

Por isso, antes da compra, procure ler o manual de instruções do aparelho e verifique a quantidade de decibéis que ele emite. O ouvido humano fica incomodado com sons acima de 50 decibéis.

Nossa sugestão é que você opte por um ar condicionado split, pois esse tipo de aparelho conta com um compartimento externo, assim, todo barulho gerado fica fora do ambiente.

Função sleep

A função sleep é um mecanismo semelhante ao timer do ar condicionado — ou seja, serve para que o aparelho desligue automaticamente após algumas horas de funcionamento.

Mas ela vai além: com a função sleep, é possível programar o aparelho para regular a temperatura do quarto de acordo com o horário e as fases do sono.

Assim, você ganha em qualidade de sono e, de quebra, ainda economiza energia, uma vez que essa função reduz o consumo do ar condicionado.

Função inverter

Muitas pessoas ficam preocupadas em dormir com o ar condicionado ligado durante a noite justamente por conta do consumo de energia.

Pois a função inverter é outro mecanismo que ajuda na economia, porque ela evita o “liga-desliga” dos modelos tradicionais e previne que aconteçam picos de energia.

O ar condicionado split com função inverter traz ainda mais vantagens para quem procura ar condicionado para quarto: ele tem design moderno e discreto e emite baixo nível de ruído.

Além disso, alguns modelos contam com purificadores de ar, que eliminam do ambiente fungos, bactérias e micro-organismos prejudiciais ao organismo , ou seja, essa funcionalidade também contribui para sua saúde de forma geral.

Cálculo de BTUs

Outro fator importante a ser considerado na hora de escolher um ar condicionado para quarto é a potência do aparelho.

Caso ele seja fraco, não vai proporcionar a refrigeração e o conforto ideais para que seu sono e descanso sejam satisfatórios.

Além disso, quando você escolhe a potência errada, corre o risco de o ar condicionado trabalhar em excesso, o que aumenta o gasto de energia e diminui a vida útil do aparelho.

Por isso, antes da compra, utilize esse cálculo: 600 BTUS por metro quadrado para um local com até duas pessoas, e mais 600 BTUS por pessoa ou equipamento que emita calor.

× Como podemos te ajudar?