O papel dos filtros no ar-condicionado

O papel dos filtros no ar-condicionado

Responsáveis por remover poluentes como poeira, fumaça, entre outros, o filtro de ar-condicionado é um dos componentes mais importantes do aparelho e também um dos que mais precisa de atenção. A malha de fio metálico (aço ou alumínio) é usada no ar-condicionado do tipo janela, assim como o nylon que é o modelo mais comum.

Nos aparelhos split hi-wall, podem ser usados os filtros do tipo Hepa e Carvão Ativo, variando conforme o modelo e marca. Os sistemas de ar mais pesados, como cassete e piso-teto, exigem um filtro mais resistente, embora venham de fábrica com os padronizados filtros de nylon. Nesse caso, se for desejado um sistema de filtragem mais preciso, ele deve contatar o fabricante para solicitar um kit de filtros especiais.

Os filtros utilizados em ar-condicionado são usados obedecendo à exigências estabelecidas pela norma ABNT 16.401/2008. No manual é possível verificar quais são os filtros que estão no seu aparelho. Abaixo vamos listar os principais tipos de filtros de ar-condicionado, como funcionam e quais as suas aplicações mais adequadas.

Tipos de filtros

Fio de nylon

O filtro em fio de nylon é o mais comum, pois está presente em todos os modelos. Este tipo de filtro é básico e serve como complemento quando o aparelho utiliza outros sistemas de filtragem mais rebuscados, mas ele está presente em todos os casos. Ele é composto por uma malha fina de fios de nylon que prendem as impurezas enquanto deixam o ar passar. O filtro de nylon pode ser lavado em casa pelo usuário e é bastante resistente, dura por anos.

Fio metálico

A malha de fio metálico (aço ou alumínio) é mais usada no ar-condicionado do tipo janela. Ele funciona na mesma ideia, com as impurezas ficando retidas nas “lâminas” de metal. O filtro de malha pode ser lavado, só que para recolocá-lo é preciso que esteja seco.

Filtro Hepa

Os filtros Hepa são considerados os mais eficientes. A eficiência mínima bate na casa dos 99,97%, para partículas de 0,3 mícron. A intenção inicial era o uso nos processos de filtragem química, biológica e radiológica para uso pelas forças armadas dos Estados Unidos. O filtro Hepa pode ser lavado. Este tipo de filtro também é usado aspiradores de pó e outros equipamentos.

Filtro de carvão ativado

Odores contaminantes, como o de cigarro, gordura ou até mesmo os cheiros do corpo contidos em um ambiente podem ser absorvidos pelo Filtro de Carvão Ativado. Este modelo de filtro é construído com carcaça em chapa de aço galvanizado, com módulo filtrante de carvão ativado. O filtro não pode ser limpo e nem lavado, ele é praticamente descartável.

Filtros plissados

Estes filtros são feitos de fibra de vidro, sobrepostos em telas que podem ser mais ou menos espessas, dependendo da necessidade de filtração. Quanto mais grossa, maior o poder de filtragem. Em alguns casos, uma camada de fios de carbono pode ser tecida junto à malha de fibra de vidro para absorver odores também.

Filtros eletrostáticos

Também chamado de precipitador eletrostático, esse equipamento é utilizado em ambientes industriais que precisam de controle para a poluição. Os sistemas de ventilação e condicionamento de ar de instalações como fábricas jogam o ar para dentro desse filtro, e ele funciona com superfícies carregadas positivamente que atraem as cargas negativas das substâncias capturadas. Assim, a “sujeira” fica toda nas paredes no filtro, tornado mais fácil a limpeza e o correto descarte desses poluentes. óxido de enxofre, alguns ácidos, resinas e alcatrão são alguns dos principais produtos filtrados pelo precipitador eletrostático.

Filtros específicos

Filtros exclusivos

Existem alguns filtros que são exclusivos de cada fabricante, como por exemplo, o sistema de filtragem “Ful HD’ da Samsung” e o Multiproteção da LG. Eles não são obrigatórios, nem seguem uma regra, mas possuem tecnologia própria e agregam valor aos modelos de AC que levam essas exclusividades.

Filtro de cabine

Nos automóveis o tipo mais comum é o filtro de cabine. Também conhecido como filtro de partículas, filtro antipólen ou só filtro do ar-condicionado.

Dica

Nos filtros de nylon a limpeza deve ser realizada de dois em dois meses em períodos de pouco ou nenhum uso, e de mês em mês na alta temporada. Já os filtros Hepa e Carvão Ativado necessitam ser trocados a cada 3 meses. Vale lembrar, um sistema de ar condicionado vai consumir mais energia se os filtros estiverem cheios de poeira. Você sempre pode optar por chamar um técnico caso não saiba realizar a limpeza você mesmo. Lembre-se, condicionadores de ar são equipamentos delicados, tenha cuidado.

Classe dos filtros de ar-condicionado

A antiga NBR 6401, substituída agora pela parte 3 da NBR 16401, definia uma classificação para os filtros de ar-condicionado baseada na sua eficiência e na aplicação mais apropriada. A norma antiga designava locais e tipos de aparelhos mais adequados para comportar este ou aquele filtro. Porém, a norma atual simplificou esta diferenciação e se baseia apenas na capacidade de absorção do filtro, separando entre os mais  grossos, representados pelas classes G1, G2, G3 e G4 e os mais finos, F5, F6, F7 e F8 e F9.  Na tabela antiga existiam ainda as classificações de A1 e A2, que eram os filtros absolutos, mas eles não constam mais na nova ABNT.

Segundo a nova norma, a classificação se define pela porcentagem de Eficiência Gravimétrica (Eg) e pela porcentagem de Eficiência de Partículas (Ef), ficando definido como:

Filtros Grossos

G1: acima de 50 e menores que 65% Eg
G2: acima de 65 e menores que 80% Eg
G3: acima de 80 e menores que 90% Eg
G4: acima de 90% Eg

Filtros Finos

F5: acima de 40 e menores que 60% Ef
F6: acima de 60 e menores que 80% Ef
F7: acima de 80 e menores que 90% Ef
F8: acima de 90 e menores que 95% Ef
F9: acima de 95% Ef

× Como podemos te ajudar?