Como desinstalar ar-condicionado corretamente?

Como desinstalar ar-condicionado corretamente?

Mudança de endereço ou troca de ar-condicionado para um modelo mais atual sempre requer cuidado. Isso porque desinstalar um ar-condicionado corretamente também precisa de tanta atenção quanto instalá-lo. Se você estiver em algum destes processos, este post é para você. Aqui vamos aprender como realizar uma instalação da maneira correta, levando em consideração a segurança da sua casa ou empresa, o vazamento de gás e muito mais.

Quem pode realizar a desinstalação?

Para a primeira dica deste post, vamos entender quem pode realizar a desinstalação do seu ar-condicionado, seja para trocar por um novo ou mudar de endereço. Como vimos em muitos artigos em nosso blog, a mão de obra especializada é a sua melhor amiga na hora de evitar problemas futuros. No caso da desinstalação, isso também é verdade. Aqui na Clima Minas indicamos que toda a troca de equipamento seja efetuada por um técnico especializado. Isso é importante porque retirar o aparelho pode danificar o seu produto se você não realizar os procedimentos corretos. Em caso de troca, mesmo que você queira se desfazer do seu ar-condicionado, é importante contar com um técnico para evitar o vazamento do gás refrigerante, que pode ser muito nocivo ao meio ambiente. Isso sem contar com o perigo que pode existir na hora de retirar a condensadora do ar que fica do lado de fora de sua casa, prédio ou empresa.

Outro problema que pode ser citado em caso de troca manual é a própria danificação do aparelho. A condensadora, por exemplo, precisa sempre estar em posição vertical. Caso isso não aconteça, na hora de reinstalar o seu ar-condicionado, talvez você encontre problemas irreparáveis. E ninguém deseja lidar com isso, certo? Então siga firme nessa dica. Ela é a mais importante do artigo: deixe o trabalho para quem conhece as variáveis que podem prejudicar seu aparelho e até a natureza.

Higienização do seu ar-condicionado

Após chamar um técnico, você pode realizar alguns procedimentos que garantem uma vida ainda maior ao seu ar-condicionado. Uma delas é a higienização do aparelho. Depois de retirado da parede, seja o split, janela, multi split ou outros modelos, você pode limpar mais facilmente o equipamento.  A higienização vai desde a limpeza do filtro (que deve ser realizada numa média de 6 meses periodicamente), até a limpeza da condensadora, evaporadora, serpentina, etc. É indicado o uso de água com um pouco de sabão para realizar o procedimento. Também relembramos que é legal fazer esta limpeza em dias mais secos, para evitar a umidade excessiva no produto.

Transporte do aparelho e reinstalação

Ok! Desinstalação realizada com sucesso. E agora: preciso tomar cuidados extras na hora de transportar o ar-condicionado? A resposta é SIM! Como mencionamos, muitos dos equipamentos que ficam dentro do ar precisam de cuidados manuais especializados. Por isso, conte com um técnico para fazer o transporte do produto. Ele saberá orientá-lo da melhor maneira. Da mesma forma, ele também já poderá realizar a instalação em seu novo endereço, caso este seja o seu caso.

Como descartar um ar-condicionado usado?

Não vai reutilizar o seu ar-condicionado desinstalado? Então saiba como descartá-lo do jeito certo. O correto aqui é que você procure postos de reciclagem especializados neste tipo de equipamento. Desta forma, você evita grandes problemas ambientais que o descarte errado pode ocasionar ao meio ambiente. Uma dica é procurar a ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos). Com ela, você pode encontrar um lugar adequado para o descarte consciente.

× Como podemos te ajudar?