Dia dos Pais

Dia dos Pais

No Brasil, o “Dia dos Pais” é comemorado anualmente no segundo domingo do mês de agosto. O dia especial dedicado aos pais é celebrado em diferentes datas pelo mundo todo, nos Estados Unidos e outros países por exemplo, a celebração acontece no terceiro domingo de junho. Em Portugal, Espanha e Itália a data é 19 de março.

O “Dia dos Pais” foi instituída no Brasil em 1953, por sugestão do publicitário e jornalista Sylvio Bhering. No início, a data escolhida havia sido 16 de agosto, data em que comemora o Dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo, conforme mencionado pela igreja católica. Para que os filhos pudessem aproveitar o momento com os pais (quando os pais supostamente estão de folga do trabalho), a data foi alterada para o segundo domingo de agosto.

De acordo com registro histórico, a primeira iniciativa de homenagem ao dia dos pais aconteceu há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu criou um cartão de argila para seu pai, desejando-lhe sorte, saúde e longa vida.

A repercussão mundial do Dia dos Pais começou quando a data foi institucionalizada em 19 de junho de 1910 nos Estados Unidos da América. A data foi escolhida por indicação de uma mulher chamada Sonora Louis Dodd, que desejava muito prestigiar seu pai Willian Jackson Smart. Willian era um ex-combatente da guerra civil e criou seus seis filhos sozinho, após o falecimento da esposa. O dia 16 de junho era o aniversário do pai de Sonora e permaneceu até 1966, onde a data foi modificada e registrada oficialmente para o terceiro domingo do mês de junho.

Para que uma criança tenha um crescimento saudável, um desenvolvimento emocional positivo, e outros diversos fatores benéficos, é extremamente importante e necessário a presença da mãe e do pai na vida dela. São eles que vão dar todo apoio, conforto, amor incondicional, além de passar princípios e valores.

Fonte: www.infoescola.com

× Como podemos te ajudar?