Ar-condicionado Quente/Frio – O que é Ciclo Reverso

Ar-condicionado Quente/Frio – O que é Ciclo Reverso

No outono e no inverno, as temperaturas caem bastante e o frio exige maneiras de esquentar o ambiente, proporcionando conforto térmico ao corpo humano. O clima pode esfriar bastante, e por isso é importante ficar atento às dicas de aquecimento. Vamos deixar algumas aqui para você, que sempre reclama de não conseguir dormir bem à noite por causa do frio.

Uma das soluções mais adequadas para o ano todo é um ar condicionado Quente/Frio (ciclo reverso). Além das funções de resfriamento e ventilação, os modelos reversos também esquentam o ambiente para ajudar na época do ano mais fria, dispensando o uso de aquecedores elétricos e estufas à gás.

O que é e como funciona o ar-condicionado reverso?

Nem todo mundo sabe, mas existem aparelhos de ar condicionado que também fazem o aquecimento, além da refrigeração. São os aparelhos de Ciclo Reverso. Existem os casos em que o ar-condicionado joga o ar quente (calor) para fora do ambiente, que é a função frio. Ele comprime o fluido refrigerante para resfriar o ar que passa pela tubulação, e joga esse ar frio para dentro.

Um cuidado que é necessário tomar, é que você não deve obstruir a saída de ar da condensadora do seu ar-condicionado, para que ele possa trabalhar corretamente, e isso em qualquer função. Mas no aquecimento é ainda mais importante, porque é do ar exterior que é retirado o calor jogado para dentro, que é o papel da bomba de calor.  Veja abaixo como ela funciona:

Bomba de calor

Pense nela como um ar-condicionado com uma engrenagem reversa. Uma bomba de calor faz as duas funções, porém utiliza os mesmos princípios para ambas. Nos dias quentes, ela trabalha exatamente como um ar-condicionado regular. Ela extrai calor de dentro de casa e o transfere para o lado de fora. Nos dias frios, ela faz o oposto, bombeando energia quente de fora para dentro de sua casa. Ela faz isso mesmo quando o ar na rua está bem gelado, pois o fluido refrigerante consegue drenar mesmo pequenas quantidades de energia e reverter isso em ar quente.

Claro que, quanto mais frio na rua, mais trabalhoso vai ser para o ar-condicionado realizar a sua função. Assim como também é mais complicado fazer a refrigeração quando está muito quente na rua. Mas aqui falamos de um sistema fixo e interligado à construção, enquanto o ar-condicionado de Ciclo Reverso é um aparelho só que pode ser instalado conforme a necessidade.

Quais as vantagens de um ar-condicionado Quente/Frio?

A vantagem é ter um único aparelho com duas funções, podendo ser usado tanto no inverno quanto no verão. No verão você aproveita as vantagens de um ambiente fresco e refrigerado. No inverno o mesmo aparelho aquece, tornando sua casa um ambiente climatizado e confortável, com temperatura e umidade controladas.

Cuidados Permanentes

Dê preferência em adquirir equipamentos que possuam Selo Procel. Tanto no inverno quanto no verão procure estar em dia com a manutenção e limpeza de seu aparelho, evitando problemas respiratórios e outros transtornos causados pelo acúmulo de sujeira, pois o ar que circula no aparelho é o mesmo que irá refrescar /aquecer sua casa.

Os modelos Quente/Frio custam um pouco mais caro, é verdade. No entanto, o investimento será um aparelho com duas funções que pode ser usado em todas as estações.

× Como podemos te ajudar?