Saiba por que realizar a manutenção preventiva do ar-condicionado é importante

Saiba por que realizar a manutenção preventiva do ar-condicionado é importante

Muitas pessoas fazem um investimento em um novo aparelho de condicionador de ar, mas não sabem que é preciso realizar a manutenção preventiva do ar-condicionado. Este equipamento é semelhante a um carro: ele precisa de cuidados e manutenções adequadas para funcionar corretamente.

Para que você entenda por que deve realizar sempre a manutenção preventiva do ar-condicionado, separamos abaixo os principais benefícios que ela traz à saúde e ao bolso de quem o utiliza.

Economia

Poupar dinheiro é uma das principais razões pelas quais uma pessoa deve realizar a manutenção preventiva do ar condicionado. Uma unidade de ar condicionado que está funcionando de forma eficiente, significa menos dinheiro gasto na conta de luz. A manutenção também é importante para evitar a necessidade de reparações ou até mesmo a troca do aparelho antes do seu tempo de vida útil.

Ar mais saudável

Um aparelho de ar-condicionado devidamente mantida não só manterá o ambiente fresco, mas evitará problemas com a qualidade do ar. Por isso, é importante realizar a limpeza do filtro, pois  um condicionador de ar sem a devida higienização é um terreno fértil para sujeira, mofo e bactérias causando problemas respiratórios e alérgicos para aqueles que vivem no ambiente.

Vida útil do aparelho

Quanto melhor uma pessoa cuidar sua unidade de ar condicionado, mais longo será o tempo de vida útil do aparelho, sendo capaz de funcionar bem e fornecer refrigeração e aquecimento para o ambiente desejado. Considerando a quantidade de dinheiro que uma pessoa investe para adquirir e instalar um equipamento, faz sentido desejarem manter o ar condicionado funcionando bem durante o maior tempo possível.

Aumento da eficiência

Tal como acontece com a vida do sistema, uma unidade de ar condicionado bem mantida funcionará de forma mais eficiente. Unidades sujas ou que não passam por manutenções periódicas precisam fazer um esforço 20% maior para produzir a mesma quantidade de ar resfriado que uma máquina bem mantida.

A manutenção será muito mais rápida  e tranquila se forem tomadas as medidas preventivas para manter o sistema funcionando sempre bem.

Menos reparos de emergência

A maioria das unidades de ar condicionado pode precisar de reparos de emergência de tempos em tempos. As unidades bem mantidas são menos propensas a falhar durante os meses de menor uso (maio a setembro). Manter uma unidade atualizada em todas as inspeções e verificações de manutenção significa menos preocupação de que a unidade estrague quando mais ela for mais necessária.

Por muitas razões óbvias, a manutenção preventiva do ar-condicionado é importante. Agendar verificações regulares e acompanhar a solução de problemas menores ajudará os usuários a desfrutar  todo o conforto oferecido pelo condicionador de ar sem a preocupação de que ele falhe. É provável que uma unidade bem mantida tenha problemas menos sérios, o que significa menos custos e mais saúde para usar o ar-condicionado!

O clima lá fora pode estar quente, mas sua cabeça não pode ficar. A Clima Minas quer que você fique frio, literalmente!

× Como podemos te ajudar?