O que é Refrigeração?

O que é Refrigeração?

No artigo de hoje, mostraremos para você o conceito global sobre refrigeração, além de mostrar os diversos tipos de refrigeração.

“Refrigeração é a ação de resfriar determinado ambiente de forma controlada, tanto para viabilizar processos, processar e conservar produtos como para climatizar ambientes para conforto térmico.”

A Refrigeração é, portanto, o processo de retirada do calor de determinado ambiente ou local, com o intuito de conservar produtos ou de gerar conforto térmico do ambiente climatizado.

É por isso que a Climatização e a Refrigeração são tratadas de igual forma, pois têm a mesma função para situações diferentes.

O calor é uma forma de energia e, portanto, não pode ser eliminada, apenas transformada. No caso da refrigeração, o calor não é transformado, mas sim transferido para outro local.

De uma forma geral, para que esse processo ocorra é necessário um gás refrigerante; responsável por absorver o calor e levá-lo para fora do ambiente climatizado.

O exemplo mais conhecido de refrigeração é a sua geladeira, que absorve o calor de dentro para expelir para o ambiente. No ar-condicionado acontece a mesma coisa, porém de uma forma mais branda, pois não é necessário gelar tanto quanto uma geladeira.

Existem diversos tipos de refrigeração: um para cada situação. Mas, apontaremos aqui somente os principais. São eles:

  • Refrigeração por compressão;
  • Refrigeração por absorção;
  • Refrigeração termoelétrica.

Refrigeração por Compressão

É a mais utilizada e também conhecida por Refrigeração por Compressão de Vapor. Nesse caso, a refrigeração acontece através de um fluído que circula por um circuito fechado.

O fluído tem a capacidade de absorver o calor e dissipá-lo para fora do ambiente refrigerado.

Na Refrigeração por Compressão são necessários cinco componentes: compressor, fluído, condensador, evaporador, elemento de controle e filtro secador.

  • Compressor
    Responsável por sugar e comprimir o fluído, fazendo assim que o mesmo circule pelo sistema.
  • Fluído refrigerante
    É o gás refrigerante, que é responsável por absorver o calor no evaporador e transferi-lo parao condensador.
  • Condensador
    Responsável por liberar o calor no ambiente externo.
  • Evaporador
    É por onde o fluído absorve o calor do ambiente refrigerado (interno).
  • Elemento de controle
    É o tubo capilar ou a válvula de expansão. Responsável por dar resistência de circulação ao fluído refrigerante. No compressor, ele diferencia a alta pressão e no evaporador, a baixa.
  • Filtro secador
    Limpa as impurezas e a umidade do sistema.

Refrigeração por Absorção

Diferente da anterior, a Refrigeração por Absorção não utiliza energia elétrica, já que não possui compressor. Sua fonte de energia é o calor.

Os componentes do sistema de refrigeração por absorção são: gerador, condensador e absorvente. Além disso, utiliza dois fluídos: o fluído refrigerante e o fluído absorvente.

O fluído refrigerante retira o calor do ambiente através da evaporação e o fluído absorvente, por sua vez, absorve o vapor gerado pelo refrigerante nas temperaturas baixas.

Refrigeração Termoelétrica

Nesse caso, são utilizados dois materiais distintos para criar um arrefecimento gradativo. Nesse sistema, também é necessário utilizar energia elétrica.

Esses materiais se encontram duas vezes, sendo uma no ambiente que está refrigerado e a outra no ambiente externo.

Podemos dizer que esse sistema funciona como uma bomba de calor, tanto para resfriar como para esquentar (arrefecimento ou aquecimento).

Outros sistemas de refrigeração

Como comentamos no início desse artigo, esses sistemas são os mais encontrados, mas existem outras formas de refrigeração – como a refrigeração adiabática.

Fonte: climatizacaolumertz.com.br

× Como podemos te ajudar?