Ar condicionado congelando: Por que acontece e como resolver?

Ar condicionado congelando: Por que acontece e como resolver?

Você já viu algum caso de ar condicionado congelando? Os aparelhos eletrônicos podem apresentar problemas de diversos tipos, alguns mais intrigantes que outros. Quando acontece um caso de ar condicionado formando gelo, queremos saber o motivo dessa reação inesperada do aparelho.

Esse problema está afetando o seu aparelho de ar condicionado? Para te ajudar vamos falar hoje sobre essa situação, o que causa e como devemos proceder. Acompanhe!

Ar condicionado congelando? Por que?

Se você já ouviu ou presenciou algum caso de ar condicionado congelando, deve ter se perguntando por que isso acontece. Apesar de ser um problema que afeta um grande número de aparelhos, muitas pessoas não têm ideia do motivo do congelamento.

Em alguns casos o problema é a falta ou vazamento de gás, mas já adiantamos que esse não é o único motivo. Confira a seguir algumas possíveis causas do ar condicionado congelando.

Baixa temperatura externa

Esse é um caso não muito comum, pois ocorre com temperaturas abaixo de 15ºC. A situação acontece quando a relação temperatura-pressão é afetada. Quando a temperatura externa é baixa, o sistema de refrigeração pode baixar a temperatura também, e assim congelar a serpentina.

Se a temperatura externa for fria apenas à noite, desconfie de gelo acumulado no ar condicionado. Para ter certeza do problema tente deixar o ar condicionado apenas circular o ar, sem climatizar. Se não solucionar o problema chame um técnico.

Filtro sujo

Como já reforçamos diversas vezes aqui no blog, a limpeza do filtro do ar condicionado deve ser feita com frequência. Um filtro de ar condicionado sujo pode causar diversos problemas, e até mesmo danificar o aparelho. O filtro sujo pode impedir o fluxo do ar, fazendo com que congele o aparelho. A serpentina suja também é fator relevante que pode causar o congelamento do ar condicionado.

Termostato

Se o termostato do ar condicionado estiver configurado constantemente no perfil mais baixo pode ser que o aparelho esteja impedido de resfriar da maneira ideal, causando assim o congelamento do ar condicionado. Dessa maneira o aparelho passa a consumir mais energia também.

Aparelho muito potente

Temos um post aqui no blog falando sobre o cálculo de Btus. Nele explicamos que o Btu seria a potência do ar condicionado e que ela deve ser calculada de acordo com o tamanho do ambiente, o número de pessoas que frequentam o local etc. Esse cálculo serve para que você não adquira um aparelho pouco potente ou muito potente para a necessidade do local.

Quando temos um ar condicionado potente em um local que não necessita disso podemos ter alguns problemas. O aparelho costuma deixar muita umidade no ar, desligar com frequência e até mesmo congelar.

Como solucionar o problema?

Infelizmente não podemos te dar soluções caseiras ou uma receita mágica que irá parar o congelamento do ar condicionado facilmente. É necessário chamar um técnico especializado para que ele identifique e possa solucionar da maneira correta o problema que está causando o congelamento do ar condicionado.

Gostou do post? Então continue acompanhando o blog para mais dicas e novidades.

Fonte: arfree.com.br

× Como podemos te ajudar?