Climatização em sala de aula: qual é a importância do ar-condicionado nos estudos?

Climatização em sala de aula: qual é a importância do ar-condicionado nos estudos?

Na faculdade ou na escola o ar-condicionado se tornou muito importante para o desempenho nos estudos. Isso acontece porque o conforto do ambiente escolhido (e isso inclui a temperatura ambiente) influencia muito no humor, na concentração e até mesmo na saúde dos alunos. A climatização em sala de aula se tornou tão necessária quanto em casa, já que muitos estudantes passam horas do seu dia nesses locais.

Em geral a maior preocupação quanto ao conforto térmico se dá no verão. Na maior parte do País o calor é extremo e tem sido cada vez mais difícil lidar com ele. Porém, os dias frios também representam um problema para os estudantes, principalmente no sul.

Como você pode ver, hoje em dia o ar-condicionado virou uma necessidade básica para garantir o bem-estar de alunos e professores. Veja alguns benefícios proporcionados pela climatização em sala de aula:

Conforto térmico auxilia o aprendizado

Estudar já exige naturalmente um maior esforço intelectual, atenção e foco. Sem conforto térmico o nosso corpo “reclama” da temperatura, transpiramos em excesso, podemos sentir cansaço, tontura, sono, indisposição e até mesmo falta de ar, sem falar em problemas como pressão alta ou baixa que se intensificam no calor.

É comum que muitos alunos não consigam ficar na sala de aula e precisem sair para tomar água ou achar um local mais fresco. No frio muitos acabam se atrasando ou nem indo para a escola de manhã e no fim do dia são liberados com antecedência.

Todos esses fatores podem afetar a concentração e o rendimento dos alunos, além das constantes faltas por problemas de saúde causados pelo mal-estar sentido no calor.

Para se ter uma ideia da importância da climatização, a má qualidade do ar interno reduz em até 15% a capacidade de aprendizado, segundo informações do grupo DN Qualindoor da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).

Benefícios do ar-condicionado em sala de aula

  • Proporciona conforto e bem-estar;
  • Facilita a concentração;
  • Garante mais saúde;
  • Diminui faltas;
  • Melhora o desempenho escolar;
  • Torna o momento de estudo mais prazeroso;
  • É um item cada vez mais exigido por pais e alunos.

Qual é a temperatura ideal em sala de aula?

Não existe uma regulamentação para a temperatura em sala de aula, mas indica-se que seja entre 23oC e 24oC. Há normativas trabalhistas que estipulam essa temperatura entre 20°C e 24°C, o que pode ajudar a definir a temperatura para beneficiar todos os alunos.

Lembrando que o projeto de instalação de ar-condicionado em salas de aulas deve ser feito por profissionais experientes e seguindo a legislação.

Fonte: komeco.com.br

× Como podemos te ajudar?