Ar-condicionado e camada de ozônio: o que eles têm a ver?

Ar-condicionado e camada de ozônio: o que eles têm a ver?

Cuidar do meio ambiente é uma função de todos nós e é por isso que estamos aqui para falar mais sobre a relação do ar-condicionado com a proteção da camada de ozônio. Você sabe o que eles tem a ver? Se não, é só ficar tranquilo que a gente ajuda.

Neste artigo você vai ficar por dentro de tudo que envolve o uso do seu ar-condicionado e os gases que ele produz. No final, você vai saber o que fazer para entrar no time de proteção ao meio ambiente. Preparado?

Entenda tudo sobre a camada de ozônio

Antes de começarmos, vamos conhecer mais sobre a importância dessa proteção tão especial para nós: a camada de ozônio (O3). Localizada entre 20 e 35 km de altitude acima da superfície terrestre, essa camada tem a função de filtrar os raios solares ultravioletas do tipo B, que são nocivos para os seres vivos da Terra. Com isso, todos nós ficamos mais protegidos contra os efeitos desses raios tão prejudiciais para a nossa saúde.

Se a camada de ozônio não existisse, por exemplo, nós estaríamos expostos à radiação UV-B, que pode causar problemas de visão, envelhecimento precoce, câncer de pele e muito mais. Com esses dados, já dá para entender o quanto o gás ozônio é importante lá em cima, não é?

Porém, apesar da grande relevância da camada de ozônio para os seres humanos, ainda assim ela está sendo destruída devido a poluição do meio ambiente. Por isso, estamos aqui para melhorar essa situação e vamos contar com a sua ajuda. Acompanhe o conteúdo até o final e saiba como.

Como meu ar-condicionado pode ajudar a proteger a camada de ozônio?

Agora que você entendeu como funciona a proteção solar terrestre, está na hora de sabermos qual a relação que o ar-condicionado tem com isso. Vamos lá?

O motivo é bem simples: substituindo seu ar-condicionado antigo por novos modelos do mercado, como o ar-condicionado split e split inverter, você reduz os efeitos que os gases do aparelho têm sobre o meio ambiente. Isso acontece porque os novos equipamentos estão sendo produzidos já com a preocupação de proteger a camada de ozônio. Ótimo, não é?

Espera que vamos entender mais sobre isso! Esses novos equipamento são melhores para um mundo mais sustentável porque contam com o gás R410A – um gás ecológico que é o queridinho de quem gosta de climatização, mas não quer prejudicar o planeta.

Diferentes dos modelos antigos, esses equipamentos não possuem CFCs (clorofluorcarbonos) que são substâncias ruins para a saúde da camada de ozônio. É por isso que é importante você contar com um novo aparelho: para continuar garantindo um clima agradável em sua casa, mas respeitando o meio ambiente.

Com a nova tecnologia dos aparelhos, você consegue substituir o seu ar-condicionado antigo e comprar um novo para entrar na equipe de protetores do meio ambiente. Com essa substituição, você com certeza estará ajudando a reconstruir a camada de ozônio do nosso planeta, além de contar com outras inúmeras vantagens das novas tecnologias.

Agora, se você precisa de mais um motivo para trocar de ar-condicionado, a gente também tem outra dica que vai cair muito bem em seu bolso. Com as novas tecnologias, como a do split inverter, você pode economizar até 60% de energia em comparação aos modelos mais antigos. Então é hora de aproveitar essa oportunidade e garantir o seu novo ar-condicionado.

Como reciclar o gás do seu ar-condicionado antigo

Se você decidiu trocar seu ar-condicionado por um novo e ajudar o planeta, você também precisa se preparar para reciclar o gás do seu antigo aparelho. Afinal, é muito importante fazer o descarte correto deste produto.

Para isso, conte com um profissional qualificado, você retira o gás do seu antigo ar-condicionado e evita o vazamento e consequente prejuízo ambiental. Após transferir o gás para um cilindro, o profissional irá levá-lo até uma recicladora e descartá-lo corretamente. Esse passo é muito importante para que você não aumente os efeitos da poluição sobre a camada de ozônio.

Se você já quiser realizar esse procedimento, fale com um técnico qualificado. Ele estará preparado para ajudar!

Lembre de deixar seu comentário

Gostou o artigo e decidiu trocar de ar-condicionado? Nós ficamos felizes por ajudar você e ao mesmo tempo ajudar o planeta. Lembre-se que o gás R410A está do seu lado quando falamos de sustentabilidade.

Se quiser aproveitar e já saber mais sobre ar-condicionado, climatização e dicas importantes, visite o nosso blog. Lá a gente tem diversos conteúdos que podem ser importantes para você.

× Como podemos te ajudar?