Controle remoto de ar-condicionado: entenda as funções básicas

Controle remoto de ar-condicionado: entenda as funções básicas

Sabemos que existe uma grande variedade de marcas de ar condicionado, e, portanto, uma grande variedade de controles remotos, já que este é o principal meio de colocar o equipamento em funcionamento.

Antes de falar das funções básicas de um controle remoto, é bom lembrar que nem sempre foi assim. Nos primeiros equipamentos de janela, por exemplo, o acionamento era feito por botões giratórios instalados no próprio condicionador. Nos primeiros split’s, era comum o controle remoto com fio. Agora, conforme foram aparecendo, os controles remotos sem fio estão tomando conta da preferência do cliente.

Vamos explanar as funções que são comuns à maioria do controles, já que dependendo do fabricante teremos algumas particularidades, o controle de alguns parâmetros exclusivos daquele produto. Vamos lá:

1. Botão “Liga/Desliga” ou “On-Off” – É o principal botão, que liga e desliga a máquina, podem ser de várias cores, mas o símbolo é quase sempre o mesmo.

 

 

2. Botão “Modo” ou “Mode”. É um dos principais, é o botão que permite acessar o resfriamento, aquecimento, a ventilação e às vezes, modo automático e modo de desumidificação.

3. Botão “Fan” ou “Ventilação”: É exclusivo para o controle do parâmetro ventilação, para o controle da intensidade, muitas vezes com até 5 velocidades.

4. Setas para cima e para baixo: Estas servem para mudar a temperatura ou acessar um menu ou sub-menu do controle remoto. Também podem servir para confirmar um parâmetro.

5. Botão “Swing” ou “Oscilar”: Presente na maioria dos controles remotos com ou sem fio. Serve para movimentar, paralisar ou reposicionar as aletas frontais (insuflamento de ar frio) dos equipamentos.

Notas importantes

1. As 5 funções explicadas acima são as mais comuns, assim como os botões que as representam. Cabe ressaltar, no entanto, que como a variedade de controles é enorme, existem variantes, por exemplo:

O botão “Mode”, em alguns controles não está presente. Existe sim, os botões das funções diretamente, assim:

• Botão da função resfriamento;

• Botão da função aquecimento;

• Botão da função automático.

Pode existir só um botão com as funções, e que não está escrito “Mode”, assim:

Enfim, não precisa estar escrito o nome da função no botão.

2. Muitos equipamentos Split, Multi Split, possuem a função “Timer”, que não foi apresentada como comum devido ao grande número de representações dessa função, geralmente são 2 relógios e um botão de “cancel”, que pode ser representado por um outro botão com função dupla.

• Botões de sobe e desce da temperatura também podem ser representados apenas por um termômetro e um sinal de “+’ e um sinal de “-“.

• Função de diagnóstico no controle remoto com ou sem fio.

Bom, como dissemos, há uma grande variedade de controles, mas as funções mínimas ou básicas, foram descritas acima.

× Como podemos te ajudar?