10 dicas para aliar o ar-condicionado à sustentabilidade

10 dicas para aliar o ar-condicionado à sustentabilidade

Confira como tirar o melhor proveito do seu equipamento, deixando os ambientes confortáveis e economizando energia

Um ambiente não se resume somente àquilo que se percebe com os olhos. Ainda que a decoração e a arquitetura possam criar verdadeiras atmosferas para os ocupantes, uma temperatura agradável é fundamental. Veja abaixo dez dicas para se ter um ar-condicionado com gastos sustentáveis de energia!

1.Escolha o modelo certo

Prefira sempre aparelhos que tenham selo de sustentabilidade, como o Selo Procel. Eles podem ter uma economia até 74% superior aos demais modelos.

2.Sem excessos

Para que o ar-condicionado não trabalhe com uma capacidade maior que o necessário, ou se sobrecarregue, gerando consequentemente desperdício energético, saiba qual é o modelo apropriado para seu ambiente. Sites e estabelecimentos especializados podem auxiliar com as medições.

3.Tecnologia à serviço

Recursos de conectividade e interatividade podem ser grandes aliados para o consumo consciente de energia. Nos modelos com wi-fi, é possível verificar, mesmo que fora de casa, se o aparelho está desligado. Já os ar-condicionados que podem ser controlados por aplicativo, dispõe de funções como “timer” e “dormir”, que também evitam o funcionamento desnecessário da máquina.

4.Isolar para resfriar

Para que a temperatura desejada seja atingida mais rápido e com mais eficiência, manter o ambiente fechado é fundamental. A entrada de ar quente ou frio, obriga o aparelho a gastar mais energia. Deixar objetos próximos ao bocal de entrada e saída também pode comprometer a eficácia do ar-condicionado.

5.Saiba a temperatura ideal

Não programe o ar-condicionado com uma temperatura acima ou abaixo daquela que julga confortável. No verão, a temperatura recomendada pela Organização Mundial da Saúde é entre 23º e 26º, no inverno, entre 21º e 24º.

6.Ligar ou desligar?

Caso não vá deixar o espaço com o ar-condicionado por muito tempo, não é necessário desligar o equipamento. Resfriar um espaço consome muito mais energia do que manter sua temperatura.

7.Sempre com confiança

Uma instalação errada pode fazer o consumo do aparelho aumentar em até 20%. Por esse motivo, sempre contrate uma empresa ou profissional qualificado para instalar seu ar-condicionado.

8.Prevenção e manutenção

A limpeza periódica dos filtros é imprescindível para economizar energia, já que a sujeira obstrui a saída de ar. Além disso, filtros sujos podem ser prejudiciais à saúde respiratória. Cada modelo de aparelho possui instruções para a limpeza correta dos filtros.

9.Novidades são sempre bem-vindas

Ainda que comprar um ar-condicionado novo seja um investimento considerável, os modelos mais antigos consomem quantidades significativamente maiores de energia, gerando economia à longo prazo.

10.Tecnologia de ponta

Recursos tecnológicos são desenvolvidos a todo o momento e podem colaborar para equipamentos mais sustentáveis. Por exemplo, já existem modelos que usam tecnologia inverter, ou seja, o compressor alterna a velocidade de rotação em cargas parciais e não desliga, evitando o gasto com ligar novamente.

Fonte: casacor.abril.com.br

× Como podemos te ajudar?