10 dicas para aliar o ar-condicionado à sustentabilidade
Confira como tirar o melhor proveito do seu equipamento, deixando os ambientes confortáveis e economizando energia
Um ambiente não se resume somente àquilo que se percebe com os olhos. Ainda que a decoração e a arquitetura possam criar verdadeiras atmosferas para os ocupantes, uma temperatura agradável é fundamental. Veja abaixo dez dicas para se ter um ar-condicionado com gastos sustentáveis de energia!
1.Escolha o modelo certo
Prefira sempre aparelhos que tenham selo de sustentabilidade, como o Selo Procel. Eles podem ter uma economia até 74% superior aos demais modelos.
2.Sem excessos
Para que o ar-condicionado não trabalhe com uma capacidade maior que o necessário, ou se sobrecarregue, gerando consequentemente desperdício energético, saiba qual é o modelo apropriado para seu ambiente. Sites e estabelecimentos especializados podem auxiliar com as medições.
3.Tecnologia à serviço
Recursos de conectividade e interatividade podem ser grandes aliados para o consumo consciente de energia. Nos modelos com wi-fi, é possível verificar, mesmo que fora de casa, se o aparelho está desligado. Já os ar-condicionados que podem ser controlados por aplicativo, dispõe de funções como “timer” e “dormir”, que também evitam o funcionamento desnecessário da máquina.
4.Isolar para resfriar
Para que a temperatura desejada seja atingida mais rápido e com mais eficiência, manter o ambiente fechado é fundamental. A entrada de ar quente ou frio, obriga o aparelho a gastar mais energia. Deixar objetos próximos ao bocal de entrada e saída também pode comprometer a eficácia do ar-condicionado.
5.Saiba a temperatura ideal
Não programe o ar-condicionado com uma temperatura acima ou abaixo daquela que julga confortável. No verão, a temperatura recomendada pela Organização Mundial da Saúde é entre 23º e 26º, no inverno, entre 21º e 24º.
6.Ligar ou desligar?
Caso não vá deixar o espaço com o ar-condicionado por muito tempo, não é necessário desligar o equipamento. Resfriar um espaço consome muito mais energia do que manter sua temperatura.
7.Sempre com confiança
Uma instalação errada pode fazer o consumo do aparelho aumentar em até 20%. Por esse motivo, sempre contrate uma empresa ou profissional qualificado para instalar seu ar-condicionado.
8.Prevenção e manutenção
A limpeza periódica dos filtros é imprescindível para economizar energia, já que a sujeira obstrui a saída de ar. Além disso, filtros sujos podem ser prejudiciais à saúde respiratória. Cada modelo de aparelho possui instruções para a limpeza correta dos filtros.
9.Novidades são sempre bem-vindas
Ainda que comprar um ar-condicionado novo seja um investimento considerável, os modelos mais antigos consomem quantidades significativamente maiores de energia, gerando economia à longo prazo.
10.Tecnologia de ponta
Recursos tecnológicos são desenvolvidos a todo o momento e podem colaborar para equipamentos mais sustentáveis. Por exemplo, já existem modelos que usam tecnologia inverter, ou seja, o compressor alterna a velocidade de rotação em cargas parciais e não desliga, evitando o gasto com ligar novamente.
Fonte: casacor.abril.com.br