Ar condicionado para ambientes comerciais, qual o melhor modelo?
Ambientes comerciais requerem uma boa refrigeração. Além de garantir a comodidade dos funcionários, proporcionam o bem-estar dos clientes, fazendo-os se sentirem mais confortáveis.
A atenção dada à climatização de um ambiente comercial costuma ser maior que a um ambiente residencial, pois deverá agradar a um número maior de pessoas.
Além disso, um ambiente confortável em termos de climatização reflete diretamente no rendimento dos funcionários. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, o conforto térmico é fundamental para a execução de tarefas – físicas ou intelectuais, mesmo que corriqueiras.
Atualmente existem diversas opções de aparelhos e sistemas de climatização. O fato é que há uma série de fatores que devem ser considerados ao optar pelo modelo ideal para ambientes comerciais, como tamanho do local, potência e intensidade desejada.
Pensando nisso, preparamos um guia que irá auxiliá-lo a conhecer mais sobre refrigeração corporativa e tirar suas dúvidas sobre o melhor modelo.
Modelos de ar condicionado mais recomendados para ambientes comerciais
A Anvisa indica, por meio da Resolução nº 9, que a faixa de temperatura recomendada deve oscilar entre 23°C a 26°C. Esta recomendação é válida para o período de verão. Já em época de temperaturas mais amenas, a faixa recomendável deverá variar entre 20°C a 22°C.
No entanto, ainda segunda a Anvisa, a seleção da faixa depende da finalidade e do local da instalação.
Esses parâmetros de temperatura consideram que o ambiente não deve ficar demasiadamente quente e nem muito gelado, garantindo que o corpo humano não responda da forma indevida: com suor ou calafrios.
Para garantir a climatização adequada, é imprescindível escolher o ar-condicionado que tenha um bom desempenho e garanta o conforto térmico. Para isso, a melhor solução é solicitar uma avaliação técnica, feita por um especialista, a fim de apresentar as melhores soluções para o ambiente em questão.
Veja abaixo os principais modelos de ar-condicionado utilizado em ambientes comerciais:
Ar-condicionado Piso Teto
Locais que possuam um grande fluxo de pessoas ou pé-direito muito alto requerem um aparelho de refrigeração mais potente.
Neste caso, recomenda-se o uso do ar-condicionado piso teto.
Trata-se de um equipamento com benefícios como rápida refrigeração, baixo ruído e adequação à temperatura – pode esfriar ou aquecer o ambiente.
Ar-condicionado Split
Esta opção garante uma refrigeração rápida e duradoura.
Este é o modelo mais silencioso, já que a unidade em que o ruído ocorre é colocado do lado de fora do local.
Além disso, o ar-condicionado Split é menor e mais discreto.
Este é o modelo mais utilizado em ambientes residenciais ou em espaços menores.
Ar-condicionado Cassete
O ar-condicionado Cassete também é uma excelente opção para ambientes grandes e com alta circulação de pessoas, como shoppings e supermercados.
Trata-se de um aparelho que climatiza o ambiente de forma uniforme e confortável.
Além disso, o ar-condicionado Cassete possui um design discreto, já que é embutido no teto, além de ser de fácil instalação e possuir baixo nível de ruído.
O que considerar ao escolher o melhor ar-condicionado?
Considerar o tamanho do ambiente é fundamental para escolher o aparelho ideal.
Sendo assim, quanto maior o local, maior deverá ser a quantidade de BTU/h – unidade que determina a potência de cada equipamento.
Recomenda-se uma avaliação prévia feita por especialistas para que o auxilie a escolher o modelo ideal e que garanta a maior economia possível.
Além disso, recomenda-se o uso de cortinas de ar.Trata-se de um equipamento destinado a grandes ambientes que precisam manter as portas abertas. Dessa forma, a cortina de ar é posta acima do espaço de passagem e cria uma barreira, proporcionada por um jato de ar, impedindo que o ar-condicionado vá para o exterior do ambiente.
Fonte: comfortga.com.br