O que é o carnaval?

O que é o carnaval?

O Brasil é conhecido internacionalmente como a terra do samba e do Carnaval, mas você sabia que nosso tão famoso Carnaval não teve origem aqui? A festa, também chamada de entrudo, chegou ao país somente no século XVII, trazidos pelos Europeus e inspirada nas comemorações que já aconteciam na Itália e na França.

Para quem não sabe, o Carnaval é uma celebração móvel, que é obrigatoriamente comemorada numa terça-feira. No entanto, como todo bom brasileiro, a folia começa no final de semana que antecede a data, emendando também na segunda-feira.

História do Carnaval

O termo Carnaval vem de “carnis levale”, em latim, que significa algo como “adeus à carne”. Isso porque, desde o ano 590 d.C, a festa passou a ser adotada pela Igreja Católica como um marco inicial da Quaresma, período antes da Páscoa, marcado por grande jejum. Não é à toa, aliás, que o dia seguinte à terça-feira de Carnaval é a Quarta-feira de Cinzas.

Mas, segundo dados históricos, os festejos de Carnaval antecedem essa época. A origem real da folia está relacionada aos rituais de fertilidade da terra, que eram organizados anualmente no início da Primavera.

Os bailes de máscaras típicos da Europa, por outro lado, só foram criados por volta do século XVII, na França, mas rapidamente se espalharam por outros países (inclusive pelo Brasil, como já contamos). Eles ganharam muita popularidade também na Itália, com destaque para Roma e Veneza.

Nessa época, as pessoas da nobreza aproveitavam a noite disfarçados pelas máscaras, que protegiam suas identidades e evitavam escândalos. Elas saiam ricamente vestidas, com seus vestidos enfeitados; e os homens trajavam libré ou, traduzindo, roupas de seda preta e chapéus de três pontas.

Carnaval no Brasil

Hoje em dia, como a gente sabe, o Carnaval de rua ainda existe pelo Brasil, bem como várias outras manifestações populares típicas da época, embaladas não só pelo samba, mas como o frevo e o maracatu, por exemplo.

Entretanto, a verdadeira atração da festa são os desfiles das escolas de samba brasileiras. Os carros alegóricos e os enredos apresentados anualmente nos Sambódromos do Rios de Janeiro e de São Paulo são símbolos do Carnaval em todo o mundo.

E então, você sabia que a folia carnavalesca se tratava de uma festa tão antiga assim? E que não era tipicamente brasileira?

Fonte: segredosdomundo.r7.com

× Como podemos te ajudar?