Verão chegou e evidencia necessidade em cuidados com ar-condicionado

Verão chegou e evidencia necessidade em cuidados com ar-condicionado

Com as temperaturas altas, é hora de fazer a revisão do ar-condicionado. A limpeza do aparelho garante não só dias e noites mais frescas como também evita problemas respiratórios, avisam os especialistas.

Os aparelhos precisam passar por uma faxina periódica. O filtro deve ser limpo a cada 15 dias, seja um modelo split ou modelo de parede.

Antes de ligar, tire o filtro para a limpeza, que deve ser feita com água corrente, detergente neutro e uma escova de cerdas macias para retirar as impurezas.

A sujeira, além de problemas de saúde, também pode representar um peso na conta de energia elétrica. Porque o aparelho vai ter de trabalhar mais horas para gelar o ambiente.

Água parada

Nem sempre só cuidar do filtro garante a limpeza adequada. Às vezes, principalmente quando o aparelho fica meses sem ser ligado, pode ser necessária uma manutenção do aparelho.

O ar-condicionado trabalha com processo de tirar a umidade do ar. Quando isso ocorre, acumulam gotículas de água na serpentina e na bandeja de dreno, criando ambiente adequado para proliferação até de bactérias.

A saída, nesses casos, é partir para uma higienização feita por empresas do ramo. Porque será preciso desmontar o aparelho, lavar peça por peça e esterilizar.

Você pode ter muitos ácaros que desencadeiam as crises de alergias respiratórias, como rinite e asma. Há, ainda, os fungos que podem estar acumulados por conta da presença de água no interior do aparelho.

Também não se deve deixar o aparelho ligado por longos período por conta da redução da umidade. Outra dica importante é climatizar o ambiente. O objetivo é não deixá-lo extremamente gelado para evitar choque térmico.

A mudança brusca de temperatura pode aumentar as chances de gripes, problemas respiratórios, dores musculares, além de fortes crises em pessoas que apresentam rinite alérgica, bronquite, asma e sinusite.

Cuidados

  • Nem pense em voltar a usar o ar-condicionado sem lavar o filtro do aparelho.
  • Desligue o aparelho da tomada e limpe o painel frontal com um pano macio e seco.
  • O indicado é lavá-lo a cada 15 dias. Se não estiver utilizando muito o equipamento, pode ser mensal.
  • Pra isso, retire o filtro do aparelho e lave com água corrente, detergente neutro e uma escova com cerdas macias.
  • Durante o inverno ou em épocas de pouco uso, ligue o ar durante uma hora toda semana. Isso ajuda a fazer a limpeza da bandeja e evita o acúmulo de água entre as peças do aparelho.
  • Se o aparelho tiver a opção quente, também é uma saída para reduzir o acúmulo de água na serpentina ou na bandeja.
  • Vale lembrar ainda que a sujeira acumulada pode atrapalhar o funcionamento do ar-condicionado. Com isso, o aparelho vai trabalhar mais, o gasto com energia é maior e sua uma conta fica mais salgada no final do mês.
× Como podemos te ajudar?