Função Desumidificar: Como Funciona?

Função Desumidificar: Como Funciona?

Em certas regiões é bastante comum que tenha-se muita umidade, o que causa um enorme desconforto e pode também trazer problemas para a saúde com a alta proliferação de fungos e bactérias.

Você sabia que o ar condicionado possui uma função específica para ajudar a desumidificar o ambiente?

A função “desumidificar” do ar condicionado serve para regular a umidade relativa do ar, deixando o ambiente mais saudável e mais agradável, pois diminui a sensação de abafamento e controla a proliferação de fungos, mofos, bolores e bactérias.

Em locais com pouca ou nenhuma ventilação, essa função se torna imprescindível!

Como funciona?

O processo é bastante simples: após selecionar a função desumidificar no controle remoto, o ar condicionado vai captar o vapor da água que está no ambiente (umidade) e condensá-lo em suas placas de resfriamento. Em estado líquido, a água é eliminada pelo próprio ar condicionado através de seus drenos. Assim que os sensores do equipamento detectarem que a umidade está no nível ideal – de 40 a 60% – a função desliga-se automaticamente, só voltando a funcionar quando o índice subir novamente.

Por que usar e quais cuidados devo ter?

A função desumidificar ajuda na prevenção de doenças respiratórias como a rinite, sinusite, asma e irritações na garganta, pois evita a proliferação de fungos causadores de mofo e bolores.

Certifique-se que seu ar condicionado está limpo. Em residencias a limpeza dos filtros deve ser realizada mensalmente e de todo o equipamento pelo menos uma vez ao ano!

Feche portas e janelas para que o ar condicionado consiga regular de maneira eficiente a umidade do ambiente e faça uma verificação nas instalações hidráulicas da casa, para garantir que não há nenhum ponto de infiltração.

Como encontro essa função no ar condicionado?

Na hora da compra do equipamento, certifique-se que a marca escolhida possui essa opção nas suas funções. Caso já possua um ar condicionado, você poderá consultar seu manual.

A grande maioria dos fabricantes oferece a função desumidificar em seus equipamentos, normalmente representados pelo símbolo de uma gota de água.

Gostou das nossas dica? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários e  continue nos acompanhando aqui no blog e também nas redes sociais!

× Como podemos te ajudar?