Dicas para descobrir problemas no compressor
O compressor é uma das peças mais importantes para o funcionamento de qualquer aparelho de climatização ou refrigeração. Por isso, devemos nos atentar a qualquer indício de irregularidade no mesmo. Mas, como podemos identificar problemas no compressor?
Siga com a gente, e confira nossas dicas!
A função do compressor é manter o gás refrigerante circulando pelas tubulações e, consequentemente, gelar o ambiente. Essa função também se aplica aos refrigeradores, freezers e praticamente todos os equipamentos de refrigeração e climatização.
No caso do ar-condicionado, o compressor fica localizado na condensadora, ou melhor dizendo, na unidade externa. Por esse motivo é que fica mais difícil para o usuário conseguir identificar os problemas, quando estes surgem. Entre os sintomas mais comuns, podemos destacar:
- A evaporadora não gela o ambiente;
- A evaporadora só libera ar quente;
- A parte externa está mais barulhenta que o normal;
- A conta de luz fica mais cara devido o uso do ar-condicionado;
- Entre outros.
Muitos técnicos acreditam que quando o ar-condicionado não gela mais é porque há a necessidade da troca do gás. Isso está correto, mas incompleto. Nem sempre o motivo será esse. Saiba que o excesso ou a falta de gás, se não forem identificados em seguida, podem danificar o compressor. E, nesses casos, apenas repor o gás não adianta.
Identificando problemas no compressor
Antes de mais nada, é importante ressaltar que mesmo que o problema pareça ser evidentemente no compressor, é preciso realizar alguns testes antes de dar o veredicto final. Vejamos quais são esses testes.
Primeiro, verifique a capacitância, que não pode estar abaixo da nominal. Depois, realize os testes de tensão e corrente com seu multímetro ou alicate de amperímetro.
Se estiver tudo certo, mas a tensão do aparelho estiver menor que o padrão do local (110V ou 220V) ou a corrente maior que a nominal, então o problema é mesmo no compressor.