Porque não usar o ar-condicionado na temperatura mínima?

Porque não usar o ar-condicionado na temperatura mínima?

Em dias muito quentes, não temos como evitar utilizar o ar-condicionado, já que o mesmo nos proporciona um ambiente de temperatura agradável. Mas ao ligá-lo, podemos selecionar a temperatura mínima para gelar mais rápido o ambiente? Veremos, a seguir, a resposta para essa pergunta.

Geralmente, a primeira coisa que fazemos, em dias muitos quentes, é ligar o ar-condicionado na temperatura mínima. Mas assim, podemos climatizar o ambiente mais rápido?

Não, ligar o ar-condicionado em 17ºC ao invés de 23ºC não significa que o ambiente vai gelar mais rápido.

Em outras palavras, isso significa que, independentemente da temperatura que você selecionar, a velocidade e a capacidade do ar-condicionado será a mesma. A diferença, nesse caso, será apenas se o ambiente vai permanecer mais quente ou mais frio baseado na temperatura selecionada. Quem confirma isso é o engenheiro-mecânico Felipe Brochier, especialista em sistemas de ar condicionado e conservação de energia.

Quando você ajusta a temperatura do ar-condicionado para 17ºC, além de não resfriar o ambiente mais rápido, você também consome mais energia. Isso, porque o aparelho de ar condicionado vai se esforçar mais (mesmo não conseguindo) para atingir a temperatura desejada mais rapidamente.

O engenheiro Felipe também explica que quanto maior for a diferença de temperatura de dentro de casa em comparação com o ambiente externo, maior será a carga térmica. Dessa forma, para economizar na conta de luz usando o ar-condicionado, o ideal é usá-lo na temperatura de 23ºC. Assim, além de não sobrecarregar o mesmo, você terá uma economia de energia muito maior e ainda vai utilizar o aparelho na temperatura ideal para o corpo humano.

Ajuste o seu aparelho de ar condicionado sempre para temperaturas altas, como 23º, 24º ou 25ºC. Assim, você terá uma economia muito maior na conta de luz.

O ar-condicionado ajustado em 23ºC atinge mais facilmente a temperatura ideal e é por isso que acaba economizando até 50% de energia.

Hoje, temos os aparelhos de ar condicionado com sistema inverter, que atingem a temperatura desejada mais rapidamente e a mantém constante, com poucas oscilações de temperatura. Nesses aparelhos, a economia é maior ainda.

O sistema inverter reduz a velocidade do compressor ao atingir a temperatura desejada, diminuindo e estabilizando sua velocidade.

Mas não são somente esses fatores que determinam um ambiente climatizado com economia. Devemos levar em consideração janelas e portas entreabertas e a incidência de sol sobre o ambiente.

Tenha certeza de que a capacidade do seu aparelho corresponde exatamente ao tamanho do ambiente.

Lembre-se: usar o aparelho de ar condicionado de forma correta garante uma economia de até 50% na conta de luz.

Fonte: climatizacaolumertz.com.br

× Como podemos te ajudar?