6 curiosidades sobre ar condicionado que você não sabia!

6 curiosidades sobre ar condicionado que você não sabia!

Muitas pessoas reconhecem a importância do ar condicionado em suas casas e ambientes de trabalho. Um bom sistema de refrigeração é responsável por proporcionar um clima agradável, esfriando o ambiente quando está muito calor e aquecendo-o quando está muito frio, deixando uma sensação térmica agradável e até mesmo evitando a propagação de doenças.

Além disso, um aparelho de ar condicionado melhora a qualidade do ar, filtrando e renovando.

No entanto, essas são apenas algumas vantagens proporcionadas por um sistema de refrigeração adequado. O fato é que existem algumas curiosidades que poucas pessoas sabem e que, portanto, resolvemos listar. Confira:

Um aparelho com maior potência não gela mais do que um com menor potência, necessariamente

Não é apenas a potência do aparelho que irá definir o quanto ele irá gelar. A principal influência é o tamanho do ambiente.

Dessa maneira, considerar o tamanho do cômodo é fundamental para encontrar o aparelho com a potência adequada. Dimensionando corretamente, um aparelho de 9000 BTUs não irá gelar menos do que um de 18000 BTUs, se for proporcional ao tamanho do local onde será instalado.

O ar frio é mais pesado do que o ar quente

No frio, as moléculas tendem a ficar mais próximas umas das outras. Isso faz com que a massa de ar fique mais concentrada e torne o ar, em determinado ponto, mais pesado e propenso a descer.

Isso ocorre contrariamente às moléculas de ar quente, que tendem a ficar mais espalhadas e dispersas no ar. Consequentemente, o peso do ar quente fica mais dividido no ambiente em questão, fazendo com que ele suba. É justamente por esse motivo que o ar-condicionado deve ser instalado no alto.

Há diferença entre ar condicionado e ar-condicionado

Embora o nome correto mais aceito até pouco tempo atrás fosse condicionador de ar, o aparelho ficou tão popularmente conhecido como ar-condicionado que essa forma passou a ser a mais utilizada.

No entanto, existe diferença entre a palavra escrita com e sem hífen.

Enquanto a palavra ar-condicionado se refere ao aparelho em si (ao condicionador de ar), enquanto a palavra grafada sem hífen se refere ao ar, que fora condicionado pelo aparelho.

É necessário limpar o filtro do ar-condicionado regularmente

Os filtros de ar-condicionado acumulam poeira e sujeira mesmo quando o aparelho não está em uso.

Recomenda-se que os filtros sejam limpos uma vez ao mês, mesmo quando não utilizado, pois acumula pó mesmo estando desligado.

Esta é uma parte da manutenção preventiva do aparelho, pois filtros sujos reduzem o desempenho e potência do ar-condicionado, além de poderem danificar o aparelho e diminuir a qualidade do ar que você respira.

Ar-condicionado previne mofo

O mofo é um problema que assola muitas casas e instalações, sobretudo aquelas que estão propensas à umidade.

A melhor forma de impedir que o mofo se propague, é diminuindo a umidade relativa do ar. Assim sendo, quanto menor a umidade do ambiente, mais seguro ele estará.

É justamente neste ponto que um aparelho de ar-condicionado auxilia a prevenir a formação de bolor.

O aparelho retira a umidade do ar no ambiente. Se utilizado corretamente e higienizado, mantém abaixo de 60%.

Cortina de ar não é a mesma coisa que ar-condicionado

Geralmente ambientes grandes como lojas e shoppings que precisam manter as portas abertas utilizam cortinas de ar para evitar que o ar condicionado tenha contato com o ar externo e vice-versa.

Estes aparelhos que se assemelham a grandes Splits não são condicionadores de ar. Trata-se de uma cortina de ar que permite que a temperatura interna do ambiente se mantenha estabilizada mesmo com as portas abertas.

Além disso, tais cortinas protegem o ambiente contra insetos, odores, sujeiras etc. No entanto, não cabe a este aparelho, especificamente, a função de climatizar o local.

Dessa maneira, só se utiliza cortinas de ar em conjunto com condicionadores de ar.

Fonte: comfortga.com.br

× Como podemos te ajudar?