Ar condicionado pingando? Esfrie a cabeça! Veja 4 causas e soluções!

Ar condicionado pingando? Esfrie a cabeça! Veja 4 causas e soluções!

Dias mais azuis. Receitas maravilhosas com sorvete. Viagem à praia. Dias inteiros no clube ou em uma cachoeira. Dá para aproveitar isso e muito mais quando o verão está chegando. Por outro lado, os dias mais quentes também são sinônimo de mal-estar, suor e irritação. Aí, nada melhor que aproveitar um ambiente resfriado para se proteger contra os efeitos nocivos do calor. Mas o que fazer com o ar condicionado pingando, jogando água por todo lado e dando muita dor de cabeça?

Aprenda o que pode estar causando esse problema e quais são as soluções.

Ar condicionado pingando: o que pode ser?

Muitas podem ser as causas de um ar condicionado pingando. Para encontrar a solução para o problema, é preciso, primeiro, detectar a origem do vazamento, que está associado a diversos fatores.

Erros na instalação do aparelho

Uma causa comum que decorre em ar condicionado pingando é a instalação mal feita.

A falha pode estar no tamanho da tubulação, com diâmetro maior ou menor do que o especificado para o modelo de aparelho; ar condicionado fixado de forma errada ou até a instalação de vários equipamentos em uma única tubulação.

Falta de higienização do filtro

Quando a bandeja do ar condicionado está suja, a passagem de água fica impedida e surgem os vazamentos.

Além do pinga-pinga irritante, a sujeira do ar condicionado faz mal à saúde, e pode provocar uma série de doenças, como asma, rinite e bronquite, já que o ar que circula no ambiente fica contaminado por vários microrganismos.

Dreno entupido

O acúmulo de sujeira, como mofo ou musgo, deixa o dreno entupido. Se o sistema foi muito afetado por esse tipo de resíduo, não tem jeito: o resultado é que o ar condicionado começa a pingar.

O mesmo ocorre com a bomba do dreno, que pode até mesmo queimar se não passar por manutenção adequada.

Problemas com a temperatura externa

Se o ambiente externo está com temperatura mais fria, a condensação do ar faz o aparelho acumular mais umidade.

Como a evaporação também não acontece, a água começa a vazar e a pingar.

Solução para ar condicionado pingando: veja aqui as melhores!

Com a causa do ar condicionado pingando identificada, você precisa definir qual a melhor solução para acabar de vez com esse problema.

Confira 4 dicas de como resolver a questão e ter seu equipamento funcionamento perfeitamente outra vez.

1. Fazer manutenção periódica do aparelho

Todo equipamento eletrodoméstico precisa passar por manutenção periódica, para verificar se o sistema está funcionando de forma adequada.

Investir na manutenção preventiva é mais fácil e mais barato do que deixar para levar o ar condicionado para arrumar apenas quando surge algum defeito.

Mantendo o ar condicionado sempre ajustado, você prolonga a vida útil do aparelho, evita prejuízos e ainda garante a qualidade do ar que circula nos ambientes.

2. Manter o ar condicionado sempre limpo

A limpeza é um procedimento simples que ajuda a acabar com o problema do ar condicionado pingando, além de contribuir para o bom funcionamento do aparelho.

Para limpar o ar condicionado em casa, siga o passo a passo abaixo:

  • Desligue o aparelho;
  • Retire o painel frontal e remova os resíduos e pó com um pano macio e seco;
  • Se a sujeira estiver muito agarrada, umedeça o pano com água morna;
  • Retire o filtro de ar e lave com água corrente;
  • Para completar a limpeza, use bucha e sabão neutro;
  • Deixe o filtro secar e coloque tudo de volta no lugar.

Além de evitar vazamento, a limpeza do ar condicionado ajuda a manter o aparelho funcionando de forma adequada, sem falhas e com a temperatura ajustada ao número indicado do visor.

Microrganismos como ácaros, fungos e bactérias também serão eliminados, deixando a saúde da família inteira protegida.

3. Faça a limpeza com uma equipe profissional

Para complementar a limpeza básica feita em casa, é necessário levar o aparelho para a higienização completa em uma empresa especializada.

O ar condicionado será todo desmontado e, depois, completamente limpo, com produtos especiais para esse tipo de manutenção.

Se o ar condicionado é residencial, recomenda-se fazer a limpeza profissional uma vez por ano. Em aparelhos usados em comércios e empresas, o prazo deve ser semestral.

4. Contratar um técnico especializado para verificar a instalação

Se a manutenção e a limpeza estiverem em dia, mas o problema do ar condicionado pingando continuar acontecendo, é melhor contar com um suporte técnico especializado.

Procure uma empresa ou profissional que entenda tudo sobre o sistema de funcionamento do ar condicionado para identificar o que está causando o problema.

Pode ser algo relacionado ao ajuste do equipamento, tamanho das tubulações, algum item queimado ou danificado…

Não se esqueça sempre de procurar profissionais experientes, com boas referências de mercado e interessados em oferecer as melhores soluções com um bom custo-benefício.

Economizar com esse tipo de serviço pode te gerar muitos prejuízos à frente, já que a conta de luz tende a ficar mais cara e o aparelho fique tão sobrecarregado que seja necessário substituir por outro.

Dica bônus: limpar ar condicionado é com quem sabe!

A Clima Minas pode ter a solução perfeita para acabar com ar condicionado pingando. Fazemos a limpeza completa do aparelho, cuidando tanto da parte interna quanto da externa.

Você agenda o melhor horário para o técnico ir ao seu endereço, sem a necessidade de retirar o ar condicionado do local em que está instalado, com muito mais praticidade para seu dia a dia.

O serviço demora de 60 a 140 minutos e nossa equipe é treinada para realizar a limpeza com as melhores técnicas do mercado.

Todos os produtos utilizados no procedimento são 100% seguros e atóxicos. Eles não fazem mal à sua saúde e ainda ajudam a eliminar ácaros, fungos e bactérias, contribuindo para proteger sua família contra alergias e doenças respiratórias.

× Como podemos te ajudar?