Aprenda a fazer uma manutenção preventiva de ar-condicionado dentro dos padrões da PMOC

Aprenda a fazer uma manutenção preventiva de ar-condicionado dentro dos padrões da PMOC

A manutenção preventiva de ar-condicionado, desde janeiro de 2018, é obrigatória como item do PMOC para edifícios públicos ou coletivos de todo o país. O Plano de Manutenção, Operação e Controle para Ar-Condicionado estabelece padrões mínimos para a manutenção e limpeza destes aparelhos.

Residências também podem se beneficiar do Plano, seguindo um cronograma de inspeções semestrais. Empresas e prédios de grande circulação demandam visitas mais frequentes, visando sempre as condições de saúde do ambiente. Afinal, você sabe como fazer uma manutenção dentro dos padrões PMOC?

Conheça os benefícios desse trabalho no próximo tópico e então aprenda alguns pontos essenciais para a manutenção preventiva de ar-condicionado.

Vantagens da Manutenção Preventiva

O Plano de Manutenção, Operação e Controle para Ar-Condicionado foi definido e estabelecido pelo Ministério da Saúde na Portaria 3.523, de 1998. Seu objetivo desde esse momento é investigar, corrigir e prevenir problemas de saúde decorrentes dos aparelhos.

A manutenção preventiva de ar-condicionado dentro dos padrões do PMOC tornou-se obrigatória com a Lei 13.589/2018, de âmbito federal. A manutenção preventiva, como comentado, deve seguir um cronograma para cada edifício e suas necessidades, com realização bimestral ou mensal.

Por prevenção, entende-se que o objetivo é ter uma visão geral sobre a operação do aparelho e encontrar possíveis falhas. A avaliação nessa preventiva pode levar a uma manutenção corretiva, onde realmente serão corrigidos os defeitos do aparelho.

Limpeza

A manutenção dentro do PMOC passa pela limpeza dos aparelhos. O 5º Artigo da Portaria determina a necessidade de “manter limpos os componentes do sistema de climatização, tais como: bandejas, serpentinas, umidificadores, ventiladores e dutos, de forma a evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos à saúde humana e manter a boa qualidade do ar interno”.

Ao realizar a limpeza e manutenção preventivas, é obrigatório registrar as etapas em um documento que será assinado e guardado. Esse documento do PMOC também já serve como uma checklist para as etapas obrigatórias, que inclui ainda os itens do próximo tópico.

Manutenção elétrica, mecânica e eletrônica

Todos componentes do ar-condicionado devem passar pela manutenção, por definição do Plano: circuitos e sistemas hidráulicos (dutos, drenos, mangueiras e bandeja), componentes eletro-eletrônicos, circuitos de força e comando elétrico (cabos e tomadas), peças e componentes periféricos (controle, condensadora), etc.

Se atente ao checklist do PMOC para cobrir todos equipamentos, registrando se esses estão em perfeito estado ou precisam de correção.

Responsabilidade técnica

A manutenção preventiva de ar-condicionado é responsabilidade de profissionais de refrigeração e climatização, como os engenheiros mecânicos ou industriais (com habilitação em mecânica) e técnicos registrados no CREA. Técnicos de nível médio não estão autorizados a assinar o PMOC.

Os relatórios destas vistorias periódicas devem ser assinados e guardados pela detentora do edifício e pela empresa ou loja de refrigeração que presta o serviço de limpeza, instalação e manutenção de ar-condicionado. Isso evita possíveis penalidades, já que a Anvisa exige a apresentação do PMOC durante suas inspeções.

Outro ponto importante sobre a manutenção preventiva de ar-condicionado é a necessidade de usar equipamentos e componentes de qualidade para a instalação dos aparelhos. Conheça as soluções da Clima Minas no site.

× Como podemos te ajudar?